Notícias de União e Região

Semana Nacional de Trânsito – cadê a programação de União?

A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”. Em União, não há nenhum evento voltado à temática.

O Trânsito de União a cada dia que passa se torna mais caótico e a cidade só dispõe de um único semáforo, que quase sempre está com problemas e quando está normal, quase ninguém obedece. Não fiscalização municipal de trânsito, embora já tenha ocorrido até concurso para agente de trânsito (o concurso expirou e os concursados não foram convocados); no ano passado a prefeitura chegou a contratar um superintendente de trânsito – porém, ninguém nunca viu essa pessoa em União. Ao que tudo indica, o trânsito de União continuará sem regras, sem fiscalização, sem sinalização adequada; é cada um por si e Deus por todos!

A ideia da Semana Nacional de Trânsito é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e principalmente próprios pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. Mas se não há da parte da municipalidade nenhum interesse voltado à causa, a tendência é a continuidade do caótico trânsito de nossa cidade, principalmente na Rua Sete de Setembro, que praticamente não há sinalização com limites de velocidade.

O saudoso vereador, Pedro Gomes Silva, havia conseguido um incremento na sinalização vertical e horizontal de várias ruas do centro da cidade e em alguns cruzamentos da Rua Sete de Setembro novos semáforos seriam implantados, como por exemplo, no cruzamento com a Rua Benedito Rêgo e na conexão da Rua José Moita com a Sete de Setembro. Algumas placas ainda chegaram a ser colocadas e vários locais receberam pinturas de faixas de sinalização. Mas após o prematuro falecimento do saudoso vereador, Pedro Gomes, o trânsito de União foi esquecido, ninguém deu continuidade à luta em prol de um trânsito mais seguro para nossa cidade.

“No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito. Ainda conforme o especialista, esse é o momento de focar o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. “Quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte”, diz Mariano.

De acordo com a resolução do Contran – 771/19, a campanha pode ser estendida até o final do ano. Mesmo não havendo nenhuma campanha entre 18 e 25 de setembro, ainda há tempo para tal. Trânsito seguro é responsabilidade de todos, mas uma obrigação do Estado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: