Notícias de União e Região

Delegação de União participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde em Brasilia

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a 16ª Conferência tem como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS. A delegação de União é composta por, Lucas Lopes (agrônomo – representando a comunidade) e Eliana Santos – membro do Conselho Municipal de Saúde e ACS.

Abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde – Brasília

A conferência é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas. O evento reúne representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Chegada das delegações

Durante a abertura do evento, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta foi recebido por vais e aplausos. Os setores radicais ligados as movimentos sociais eram mais barulhentos e fizeram ecoar as vais que praticamente não se ouvia a fala do Ministro e os aplausos da ala moderada. O evento tem o objetivo de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS. Ao que parece, os radicais não estavam nem um pouco interessados em ouvir as propostas do Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: