Notícias de União e Região

Você sabe o que o atual prefeito de União prometeu na área da saúde durante sua campanha eleitoral? Nós buscamos o plano de governo do atual gestor registrado no TSE e o confrontaremos com a realidade

Os destaques pontuados são os trechos originais do plano de governo do atual prefeito de União, Paulo Henrique Costa – PSD. Os destaques em caixa alta (letras maiúsculas é a confrontação da realidade.

Promessas de campanha X Realidade concreta – A triste situação da saúde pública no Município de União Piauí

O Município de União, Piauí, Norte do estado, 56 KM da Capital, população aproximada de 50 mil habitantes; está entre as 10 maiores economias do estado, seu prefeito atual é médico – a saúde pública está caótica! “Sou médico, sei como fazer… eu não faço promessas, faço compromissos”, Paulo Henrique Costa – durante o período eleitoral!

Dois anos e 04 meses se passaram e a população já percebeu que era tudo falácia

SAÚDE

  • Revitalizar o Programa Estratégia de Saúde da Família, priorizando os bairros de maior vulnerabilidade. REALIDADE: FALTA DE PROFISSIONAIS A MEDICAMENTOS E MATERIAIS BÁSICOS NOS POSTOS DE SAÚDE!
  • Garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente à expectativa da população. REALIDADE: PACIENTES AGONIZAM E ATÉ ROLAM NO CHÃO DA RECEPÇÃO DO HOSPITAL SEM RECEBER A MENOR ATENÇÃO!
  • Atender à demanda gerada no município, dentro do princípio da universalidade, com atenção integral à saúde, de forma humanizada e com equidade. REALIDADE: SETOR DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS NÃO CONSEGUE ATENDER ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO!
  • Introduzir e ampliar os programas do Ministério da Saúde, tais como Estratégia Saúde da Família (ESF); Programa Brasil Sorridente; Programa de Atendimento Domiciliar (PAD); Programa de Internação Domiciliar (PID); Farmácia Popular, Hiperdia; CAPS (Centros de Atenção Psicossocial); Saúde do Idoso; Saúde da Mulher; Saúde do Homem, entre outros. REALIDADE: TUDO JÁ EXISTIA, MAS TUDO PIOROU!
  • Buscar maior eficiência nos tratamento fora do domicilio. (TFD). REALIDADE: QUEM NÃO QUISER MORRER À MÍNGUA PRECISA REALMENTE BUSCAR ATENDIMENTO FORA DO SEU DOMICILIO!
  • Reestruturar os serviços de pronto-atendimento, adequando-os à demanda, mantendo serviços 24 horas e compatíveis com as necessidades da população. REALIDADE: FALTA MÉDICOS PLANTONISTAS NO HOSPITAL E A MAIORIA DOS POSTOS DE SAÚDE É DEFICITÁRIOS COM RELAÇÃO À OFERTA DE MÉDICOS, ENFERMEIROS E DENTISTAS!
  • Aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos à população na rede de saúde ou em domicílio. REALIDADE: FALTA MEDICAMENTOS BÁSICOS COMO, ANALGESICOS, FALTA SERINGAS E ATÉ VACINAS NOS POSTOS DE SAÚDE E NO HOSPITAL!
  • Ampliar o atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde. REALIDADE: VÁRIOS POSTOS DE SAÚDE ESTÃO SEM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO – SANTA RITA, SÃO JOÃO, SOARES, LIBERDADE E OUTROS – ALIÁS, NA SANTA RITA O POSTO DE SAUDE FOI DESATIVADO!
  • Reestruturar a Vigilância Sanitária, a partir de constatação das necessidades levantadas e realizar ações preditivas, preventivas e curativas. REALIDADE: NINGUEM CONHECE O SERVIÇO DA VIGILÂNCIA SANITÁRA!
  • Aprimorar os programas de atenção integral à saúde da criança e do adolescente, da mulher, do homem, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficiência, DST/AIDS e de saúde mental. REALIDADE: FALTA ATÉ ATENÇÃO BÁSICA!
  • Capacitar os servidores para o atendimento humanizado. REALIDADE: SERVIDORES COM SALÁRIOS ATRASADOS NÃO CONSEGUEM PRESTAR UM BOM ATENDIMENTO!
  • Disponibilizar profissional nas áreas de geriatria, gerontologia e outras. REALIDADE: NINGUÉM CONHECE ESSES PROFISSIONAIS!
  • Agilizar as marcações de consultas nos PSF dos Bairros. REALIDADE: PACIENTES SÃO OBRIGADOS A PERNOITAR NA TENTATIVA DE CONSEGUIR MARCAR UMA CONSULTA NOS POSTOS DE SAÚDE!
  • Viabilizar o tratamento de água nos poços da cidade. REALIDADE: NEM AS CAIXAS D´ÁGUAS DOS POSTOS DE SAÚDE OU ESCOLAS A PMU MANDA LIMPAR!
  • Aquisição de Ambulâncias equipadas. REALIDADE: AMBULÂNCIAS SUCATEADAS!

 

OBS: Será que a realidade do município de União, todos os setores, só é vista por quem é oposição? Que tipo de realidade, o atual prefeito acha que oferece aos unionenses?

 

REFERÊNCIAS: Propostas de Governo; disponível em: <http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/PI/12211/2/180000007561/proposta_governo1471342585519.pdf>, acesso – abril de 2019.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: