Notícias de União e Região

A “novela do empréstimo” parte 2! Nova manobra pode aprovar o empréstimo já amanhã

Diferente das outras tentativas, agora existe a chance real da aprovação do empréstimo de R$ 15 Milhões de Reais, o que deixará o município endividado até 2042

Centro de União – foto aérea 2012

Na última sessão da Câmara Municipal de União, 04 de abril, os vereadores: Mascarenhas, Frankilandy e Eliane Costa, todos da base governista, apresentaram um pedido de reconsideração dos pareceres das Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento; as duas comissões haviam reprovado a reapresentação do pedido de empréstimo, que o prefeito pretende junto a Caixa. Durante o pedido de reconsideração, quem estava na sessão da última quinta feira entendeu que o pedido de reconsideração seria novamente encaminhado às comissões. Mas não é bem assim! O pedido de reconsideração terá que ser decido em plenário, o que deve acontecer já na próxima sessão de quinta feira 11/04. A nova manobra dar como certa a aprovação do empréstimo.

Diferente das outras tentativas, agora existe a chance real da aprovação do empréstimo de R$ 15 Milhões de Reais, o que deixará o município endividado até 2042. O prefeito conta como certo, os votos dos vereadores: Feitosa, Alderico Cunha, Eliane Costa, Frankilandy Moita, Orcivane Coelho, Mascarenhas e Vicentin, ao menos é que se comenta nos bastidores da Câmara Municipal. Será que os eleitores dos referidos vereadores concordam com tal endividamento? Na primeira tentativa de aprovação do projeto, a oposição tinha maioria e contava com o voto do Vereador Pedro Gomes, agora é diferente; a fatalidade tirou o aguerrido vereador.

A sessão de amanhã, 11/04 deverá ser palco de tensas discussões. Está nas mãos dos vereadores o futuro do nosso município pelas próximas duas décadas! O Plenário da Câmara Municipal de União, foi batizado com o nome do saudoso Vereador, Pedro Gomes Silva. É chagada a hora dos nobres vereadores prestarem homenagem ao saudoso vereador, votando de acordo com ele [Pedro Gomes]. Desde que assumiu, o vereador, Vicentin tem afirmado que é independente. A votação de amanhã promete! Será que a novela do empréstimo chegará ao fim amanhã? No que depender dos Vereadores: Júnior Mota, Júnior Viana, Eduardo Bacelar, Marquim Mota, Manuel Cecílio e Gilson Medeiros, o assunto já estaria encerrado! Pois esses vereadores desde o início da tramitação do projeto têm procurado “ouvir a voz rouca das ruas”; ou seja, os vereadores são contra o endividamento do município.

Recentemente o Vereador, Júnior Viana – PP, apresentou uma emenda parlamentar que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal, no tocante ao 114, alínea (f) Art. 114 – Dependerão de voto favorável de 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara as deliberações sobre: f) Obtenção de empréstimos de instituições privadas. Pela proposta do vereador, Júnior Viana, é acrescentado na alínea (f) as instituições públicas. Na primeira votação da proposta, o projeto foi aprovado por unanimidade, na segunda votação a proposta foi reprovada por 6×5 e na ultima e tumultuada sessão do dia 04, a terceira votação recebeu 5 votos a favor e 4 votos contra e o assunto foi para o jurídico da Câmara. Nesse meio tempo, o prefeito tenta juntamente com o presidente da câmara fazer o projeto ser votado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: