Notícias de União e Região

Moradores do Variante e do Zundão bloqueiam estrada em protesto contra a poeira

Os moradores também reivindicam a conclusão da obra da estrada da Santa Rita

    Manifestação contra a poeira na estrada da Santa

A ordem de serviço para o asfaltamento da estrada da Santa Rita, 10 Km, foi assinada em maio último, com previsão de conclusão de 150 dias, conforme informa a placa no local da obra. Com o início das obras obras, moradores do Variante ficaram muito contentes com a possibilidade de sair da poeira. Mas estavam enganados!

Placa indicando a extensão da estrada, os valores e o prazo de entrega.
Canteiro de obras da empresa Terracom, responsável pela obra

A obra seguiu normal até o dia da eleição de primeiro turno, de lá para cá o que sobrou foi poeira para os moradores. Por causa da poeira excessiva, os moradores estão adoecendo com problemas respiratórios. “Em uma semana tive que ir três vezes ao hospital, com problemas respiratórios. Na hora que passa um carro na estrada à casa enche de poeira, é horrível… nós só queremos que a obra seja concluída”, diz dona Iris, professora aposentada, moradora da localidade Zundão.

Nuvem de poeira após passagem de veículos

Os transtornos provocados pela poeira vão além de problemas respiratórios em crianças e idosos, muitos acidentes tem acontecido quase diariamente por conta da nuvem de poeira que cobre a estrada quando passa um veículo, até motos faz a nuvem de poeira subir.

Por causa dos transtornos provocados pela paralização das obras, os moradores do Variante – Divinópolis, bloquearam a estrada em protesto na manhã de hoje, sábado, 03/11. Durante o bloqueio, os manifestantes não permitiam a passagem de nenhum tipo de veículo. O portal de União acompanhou a manifestação pacífica dos moradores, de diversas localidades por onde a estrada passa. Palavras de ordem como: “exigimos respeito, chega de poeira”!

A obra é fruto de emenda parlamentar da senadora Regina Sousa, orçada em R$ 3,4 milhões. Regina Sousa tem um sítio no Variante, onde também moram familiares da senadora. A estrada está sendo apelidada de “estrada da Regina Sousa”.

 

Deixe uma resposta