Notícias de União e Região

Flagrante! Descarte inadequado de medicamentos no lixão de União

O material é prejudicial ao meio ambiente; contamina o solo e através do escoamento superficial e infiltração, termina contaminando a água

0 212

O Radialista Paulinho Reflexão flagrou vários tipos de medicamentos líquidos e em comprimidos, descartados de forma inadequada no lixão em União. Na manhã de segunda-feira 29,10, o radialista esteve no lixão e constatou a veracidade do fato.

De posse das imagens, o radialista encaminhou a situação para o Departamento de Vigilância de União. Hoje, 30/10, o radialista voltou ao lixão e constatou em vídeo, que os medicamentos vencidos haviam sido incinerados, conforme mostram as imagens.

VID-20181030-WA0028

O impacto que os resíduos de medicamentos causam é um grave problema ao meio ambiente e, também, social. Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você está contribuindo – mesmo que não saiba disso – para um problema de saúde pública.
 Segundo a gerente de Resíduos Perigosos do Ministério do Meio Ambiente, Sabrina Andrade, atualmente existe uma grande quantidade de medicamentos descartados de maneira imprópria no país. “Vão desde os medicamentos considerados simples como novalgina ou dipirona, até os mais complexos como anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, que quando descartados de qualquer jeito, acabam indo parar em um lixão ou para um aterro, contaminando o solo e, às vezes até a água, que vai acabar voltando para gente como consumidor”, explica.

De acordo com testemunhas, uma L200 da Secretaria Municipal de Saúde, com a carroceria lotada de medicamentos  (possivelmente vencidos) foi vista por volta de meio dia de hoje, 30, entrando para o lixão.

ATUALIZAÇÃO, 31/10 as 14:00: RESPOSTA DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE UNIÃO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: