saúde

Piauí terá SAMU Aéreo para atender aos municípios

Em Teresina, os pontos de apoio serão o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Universitário (HU) e Hospital da Polícia Militar (HPM)

O governador Wilson Martins se reuniu, na segunda-feira, com os secretários estaduais e seus auxiliares para avaliar as metas estabelecidas e planejar o seminário que o Governo do Estado vai promover nesta quinta-feira, no auditório da Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), com os prefeitos do interior do Piauí.

 

O secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, disse que a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)aéreo e o co-financiamento da atenção básica são duas das diversas ações da Secretaria de Estado da Saúde vai apresentar aos prefeitos do Piauí durante seminário do Governo do Piauí com os gestores municipais.

 

Segundo Christianne Rocha, coordenadora do Samu estadual, a implantação do Transporte Aeromédico torna o Piauí uma referência para a região Norte e Nordeste. “É um serviço que funciona 12 horas (diurno) na estabilização e remoção de pacientes e pode atuar em acidente com múltiplas vítimas e grandes desastres”, afirma.

 

A frota do Transporte Aeromédico pode ser composta por três tipos de aeronaves, tais como Avião King Air, Seneca e helicóptero AS 50 (esquilo). “O helicóptero seria na segunda fase de implantação do serviço no estado. Usaremos ainda uma ambulância UTI para suporte terrestre”, explica a coordenadora.

 

Em Teresina, os pontos de apoio serão o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Universitário (HU) e Hospital da Polícia Militar (HPM). As aeronaves estão configuradas para atendimentos de UTI, com kits completos aeromédicos, e adaptadas para o transporte de pacientes com as mais variadas condições clínicas. São equipadas com o que há de mais moderno para o Transporte Aeromédico, dentro das normas da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil).

 

Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão entre as áreas que receberão incentivo do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde. O chamado co-financiamento vai funcionar através de repasses feitos diretamente do tesouro estadual aos municípios.

 

“O seminário servirá para os prefeitos saberem como vai funcionar o co-financiamento da saúde e quais áreas. Na atenção básica, por exemplo, estaremos com financiamento na Estratégia Saúde da Família, Estratégia Saúde Bucal, e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde”, explica Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde).

 

Fonte: meionorte.com/marcosmoraes
Data publicação: 22/01/13, 09h03

 

 

 Mais Notícias

Galeria de Imagens
GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

Igrejas e Capelas

Igrejas e Capelas

GaleriaMix

GaleriaMix

Pela primeira vez, o desfile cívico aconteceu na região da comunidade Tabocas

Prefeito Gustavo Medeiros fala sobre a situação encontrada na prefeitura de União

Folha de União Nº86

Folha de União Nº85