saúde

União tem dois NASFs

Em União já funcionam dois Nasfs

Em um esforço de otimizar os serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a comunidade, por meio da integração entre seus profissionais e outras áreas de conhecimento, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF

O NASF é uma estratégia que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica e Saúde da Família. Ele deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob sua responsabilidade.

Os núcleos de Teresina são compostos pelos seguintes profissionais: Psicólogo; Assistente Social; Fisioterapeuta; Profissional da Educação Física; Nutricionista; Terapeuta Ocupacional; Médico Ginecologista; Médico Pediatra; e Médico Psiquiatra. Estas equipes dão assistência a uma média de 8 a 15 Unidades de Saúde da Família.

A seleção dos profissionais dos NASFs se dá de acordo com o perfil epidemiológico, quantificação de serviços instalados e estudo das principais demandas de cada área. Segundo a coordenadora em Teresina: “Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família”.

Os NASF são compostos por no mínimo cinco profissionais de ocupação não-coincidentes, entre elas: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Homeopata, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Médico Acupunturista, de maneira complementar ao Programa de Saúde da Família (PSF).

 

Em União tem NASF, sabiam?

Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Aliás, existem dois Nasfs.

Um deles funciona "interagindo" com a Equipe do Cruzeiro (Posto Nazir Baros).

São os seguintes os profissionais que atendem a nosssa população, devidamente cadastrados junto ao Ministério da Saúde:

 

 
Psicóloga:           Débia Loane Silva
Fisioterapeuta:    Denilia Carvalho de Meneses
Assistente Social:Karina Beatriz Pereira Lopes 
Terapeutas
Ocupacionais:     Marta Evelin de Carvalho e Luciana da Cunha Menezes
Fonoaudióloga:    Marla da Silva Guedes 
 

 

Fonte: Redação e Acesse Piauí
Data publicação: 01/11/12, 20h14

 

 

 Mais Notícias

Galeria de Imagens
GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

Igrejas e Capelas

Igrejas e Capelas

GaleriaMix

GaleriaMix

Pela primeira vez, o desfile cívico aconteceu na região da comunidade Tabocas

Prefeito Gustavo Medeiros fala sobre a situação encontrada na prefeitura de União

Folha de União Nº86

Folha de União Nº85