Portal de União
  • Extinção do analfabetismo



  • Dentre os problemas da educação no Brasil, o analfabetismo é o mais grave. Em noticiários no início da década de 90 divulgou-se a diminuição da alta taxa do analfabetismo em decorrência da morte de pessoas idosas, faixa de maior número de analfabetos.

    Colocar no papel mais algumas teorias a respeito do assunto até que não é tão difícil. Complicado é quando as sugestões precisam ser efetivadas no dia a dia, pois dependem decisivamente de políticas públicas efetivas, incisivas, amplas e duradouras. Mas por maiores que sejam as dificuldades, trata-se de problema básico, que precisa ser solucionado para que o país tenha mão-de-obra qualificada e alcance o desenvolvimento sócio-econômico.

    Como potência econômica que vem se tornando, é inexplicável e vexatório que o Brasil seja ainda o país com maior percentual de analfabetos da América Latina.

    O governo federal deveria criar lei que permitisse aos empregados estudarem nas próprias empresas, sem obrigação de frequência em estabelecimento de ensino, ficando a avaliação periódica a cargo das secretarias de Educação. Aos empresários caberia dividir as despesas financeiras, adequar os horários para permitirem o estudo via conferência ou à distância, com adequação de um local de estudo dentro das próprias empresas. Nesse caso, financiariam o material, ficando o funcionário obrigado a ressarcir após a conclusão do curso ou quando saísse da empresa, num prazo razoável já predefinido.

    Concomitante a essas alternativas, seria sensato e muito bem-vindo se o governo melhorasse a qualidade do ensino fundamental e médio nas escolas públicas. Evitaria que as pessoas se criassem analfabetas. A imprensa precisaria contribuir com mais debate e matérias sobre a educação. Já os cidadãos deveriam desempenhar o papel de convencerem os analfabetos a deixarem essa condição e encararem a educação com mais seriedade. Quem já estivesse afastado, deveria voltar à sala de aula para conclusão dos ensinos fundamental e médio. Além de acompanharem de perto o aprendizado dos filhos.

    Por enquanto, as autoridades falam muito enquanto a qualidade da educação só piora. Não há justificativa plausível para o Brasil ainda contabilizar milhões de analfabetos e muito mais de semi-analfabetos. O engajamento precisa ser geral e irrestrito para a extinção do analfabetismo, essencial para melhoraria do ensino em geral.

    Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
                                                   Bacharel em Direito

    Obs. Não sou autoridade no assunto, apenas desejo o fim desse atraso.

     


    Em 17/01/12, 13:48

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • Motoqueiros bêbados levam perigo nas ruas e estradas do Brasil



  • A principal reportagem exibida pelo Fantástico deste Domingo (15) mostrou uma realidade atual no Nordeste, a saber, A combinação álcool e moto são responsáveis por quase 90% do acidente de moto no Piauí, segundo pesquisa do neurocirurgião Daniel França.

    É fácil comprovar esse fato, criou-se um circuito de eventos com bandas de forró eletrônico, que como todos sabem suas "músicas" são um comercial de bebidas alcoólicas, essa influência desperta a preocupação de principalmente os jovens adquirirem uma motocicleta e daí passarem a frequentar festas, muitas vezes em outras cidades, os números de óbitos nos finais de semana são impressionantes.

    Todo fim de semana é assim: o vaqueiro Moisés Mesquita se encontra com os amigos para beber umas pingas e, no caminho de casa, ainda costuma parar para tomar a saideira.

    "No Piauí, em média, três pessoas morrem por dia vítimas de acidentes com motos. No pronto-socorro de Teresina, o neurocirurgião Daniel França passou três anos desenvolvendo uma pesquisa com os pacientes. A conclusão é estarrecedora: “Os nossos números mostram que, dos pacientes vítimas de trauma de crânio que chegam ao Hospital de Urgência de Teresina, que é o hospital que drena todas as urgências do Piauí e parte do Maranhão, quase 70% são por acidentes de moto. Então, é uma média 700% superior à média mundial”.

    O Ministério da Saúde reconhece que o Brasil vive uma epidemia de mortes no trânsito. “Uma parte importante dos óbitos por moto, quase 80%, é de pessoas entre 15 e 39 anos”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    No Rio Grande do Norte dados do censo 2010 constatam que há uma grande mortalidade do jovens entre 18 3 25 anos, para cada mulher que morre nessa faixa etária morrem 4 homens, sem dúvida um reflexo da tríplice combinação: Forró eletrônico+moto+álcool.


    Em 16/01/12, 10:27

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • PESQUISA: 89% das cidades piauienses tem ocorrência de crack



  • O Brasil vem acompanhando, há duas semanas, através da mídia nacional, uma megaoperação policial que se realiza em São Paulo para desmontar a "cracolândia", no centro da cidade. Trata-se de uma área ocupada e dominada há anos por traficantes e usuários de drogas. É o primeiro combate cerrado da polícia às drogas na região.

    A revista Veja desta semana traz uma reportagem de quatro páginas sobre a questão. Para a revista, a operação na "Cracolândia" tornou visível um flagelo que hoje assola mais de 90% das cidades brasileiras, o uso de crack. Em algumas regiões, a droga se alastra em ritmo de epidemia, estando fora de controle.

    A Veja cita estudo da Confederação Nacional dos Municípios revelando que o crack já é consumido em 91% das cidades brasileiras. A pesquisa foi feita em 4.430 das 5.565 cidades do país. No Piauí, 152 municípios participaram da amostra e foi constatado o consumo da droga em 128 deles. Isto é, o percentual de cidades piauienses com ocorrência de crack chega ao alarmante percentual de 89%.

    Segundo ainda a reportagem da revista Veja, somente em Teresina há 8 mil viciados na droga que perambulam pelas ruas. A capital também tem a sua "Cracolândia", situada na zona comercial da "Santa Rosa", no centro da cidade. Funciona à noite. O tráfico de drogas tomou conta da área há muito tempo e até agora não foi incomodado pela polícia.

    Diante da gravidade do problema, o Piauí criou, no governo Wilson Martins, a Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Nessa área, há um trabalho ostensivo da polícia, principalmente na repressão, com a prisão de traficantes. Mas tem faltando ao poder público mais ação quanto à assistência aos dependentes químicos.

    O governo não criou novos espaços para o tratamento dos doentes. Apenas dez leitos foram instalados no Hospital do Mocambinho. O que isso significa diante de uma multidão de 8 mil drogados que perambulam pelas ruas de Teresina e que aumenta a cada dia?

    Fonte:

    http://www.180graus.com/zozimo-tavares/pesquisa-89-das-cidades-piauienses-tem-ocorrencia-de-crack-488831.html

     


    Em 16/01/12, 09:53

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • Enem: MEC antecipa resultado do Sisu; Veja lista de aprovados



  • Resultado da primeira chamada estava previsto apenas para domingo. São 108 mil vagas e 3,4 milhões de inscrições.

    O Ministério da Educação (MEC) antecipou a lista dos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), prevista para domingo (15). O resultado já pode ser consultado no site do programa.


    Para o segundo semestre de 2012, o Sisu ofereceu 108 mil vagas e recebeu 3,4 milhões de inscrições até o seu encerramento na noite de quinta-feira (12). Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 de janeiro para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula.

    Os que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar da segunda chamada prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

    Fonte: Agência Brasil


    Em 13/01/12, 16:28

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • Denuncia de moradores: Ônibus da Translopes não consegue subir o Morro do Boreu



  • Moradores das regiões de Miguel Alves, Novo Nilo e Lagoa Alegre reclamam que alguns ônibus da Translopes que fazem linha para esses municípios, estão evitando passar pela rua 15 de novembro (novo acesso para esses municípios e localidades circunvizinhas), para evitar subir o Morro do Boreu. Segundo os moradores, a justificativa dos motoristas da empresa é que os ônibus não conseguem subir o Morro do Boreu e assim a solução é evitar passar por esse local, pegando a rua 7 de setembro que hoje pela mudança no trânsito da cidade é considerada contramão. É preciso que a empresa se manifeste para saber se a denúncia tem veracidade e se constatado, corrigir o itinerário desses ônibus para que os moradores não fique esperando nas paradas existentes ao longo da rua 15 de novembro e acabem perdendo o seu transporte por causa desse transtorno.

     


    Em 13/01/12, 11:41

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • Carnaval 2012: Bloco Os Gatões festeja 30 anos de folia



  • É com muita alegria que o tradicional Bloco OS GATÕES mais um ano vem mostrar e cantar a ALEGRIA no Carnaval unionense, alegrando e arrebatando a emoção e a simpatia daqueles que se encantam e se apaixonam ao verem-no passar.

    São três décadas de existência no carnaval de 2012, contribuindo assim para a permanência e a perpetuação desta festa ao longo dos anos, quando as autoridades deixaram de investir nos eventos populares, como eram as tradicionais escolas de samba.

    O Bloco Os Gatões é uma festa de confraternização entre amigos e surgiu a partir do ano de 1982, pelos IRMÃOS SAMPAIO, este ano comemorando 30 anos de participação no carnaval de rua do município de União.

    Uma despretensiosa brincadeira no carnaval de rua de nossa cidade, que ao desfilar pela primeira vez com apenas os integrantes de um time de futebol, a Sociedade Esportiva São José e alguns torcedores, resolveram naquele ano se travesti de mulher e desfilar pelas ruas e avenidas embalados por uma pequena “charanga”.

    Assim nascia OS GATÕES, um bloco de sujo da segunda-feira de carnaval que por todos esses anos tem arrastado multidões, arrebatando risos e promovendo a alegria e a descontração dos foliões que o acompanham pelas ruas de nossa cidade.Não é para menos, mas já podemos dizer que o carnaval de União não é o mesmo sem a expectativa da saída do Bloco OS GATÕES 


    Em 09/01/12, 15:29

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • SISU 2012: INSCRIÇÕES E NOTAS DE CORTE



  • Estão oficialmente abertas as inscrições do SiSU 2012 – Sistema de Seleção Unificada que visa selecionar candidatos para vagas em cursos superiores em universidades federais e institutos federais de educação. São ao todo mais de 108 mil vagas em cursos superiores em universidades federais de todo Brasil. O período de inscrição do SiSU 2012 vai até o dia 12/01/2012 (quinta-feira) às 00h.

    O processo de inscrição no SiSU 2012 envolve algumas peculiaridades para os quais o estudante deve ter atenção. A primeira delas é que não basta apenas se inscrever no SiSU, é necessário que o estudante retorne várias vezes ao sistema através do Site do SISU para fazer o acompanhamento de sua inscrição. O estudante deverá acompanhar junto ao sistema as atualizações das nota de corte do SiSU 2012 para os cursos que escolheu. A nota de corte representa a nota mínima que dará ao estudante a aprovação no curso escolhido.

    Fonte: http://www.sitedoenem.org/sisu-2012-inscricoes-e-notas-de-corte.html

    Veja a nota de corte de alguns cursos no dia de hoje 08/01/2012. Notas repassadas por um estudante unionense que fez o ENEM e acessou o site do SISU. (identidade do estudante preservada):  

    Medicina 761,49, Direito Noturno 700,31, Direito Matutino 712,71, Enfermagem 652,24, Eng. Elétrica 677,18, Eng. civil 720,23, Odontologia 689,24, Nutrição 625,21, Contábeis 650,49, Administração 653,51 e Computação 647,79


    Em 08/01/12, 10:50

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • Comunidade do Bairro São Sebastião convida para os festejos de São Sebastião em União



  • A comunidade do Bairro São Sebastião convida você e sua família para celebrar conosco o novenário em honra ao mártir São Sebastião de 10 a 20/01/2012. Este ano com o tema: “São Sebastião e a comunidade, juntos por uma saúde pública e espiritual”.

    P R O G R A M A Ç Ã O
    Dia 09/01/2012 - Segunda-Feira - Pré-Abertura
    19:30hs - Celebração e Leilão na residência de Dona Maria Rêgo -  levar uma jóia)

    Dia 10/01/2012 - Terça-Feira - Abertura
    18:00 hs - Procissão Luminosa saindo da residência de Dona Maria Rêgo até a capela de São Sebastião concluindo com a Santa Missa.

    Programação Diária
    18:00 hs - Reza do terço
    19:00 hs - Novena
    20:00 hs - Leilão e degustação na barraca


    Em 07/01/12, 16:03

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • Os mensaleiros, nas palavras de Roberto Gurgel



  • Parecer do procurador-geral da República não deixa dúvidas sobre atuação criminosa dos réus do maior escândalo do governo Luiz Inácio Lula da Silva

    Em um parecer de 389 páginas sobre o mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, esclareceu à nação a atuação de cada um dos personagens do maior escândalo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

    Gurgel afirma haver provas suficientes para confirmar que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu era o chefe da quadrilha que desviou dinheiro público para comprar o apoio de partidos políticos ao governo federal.
    O procurador pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que condene 36 réus da ação. O documento recomenda a absolvição apenas de Luiz Gushiken, ex-ministro da Comunicação Social, e Antônio Lamas, ex-assessor de Valdemar Costa Neto.

    Veja no site abaixo, o que disse o procurador sobre cada mensaleiro:

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/os-mensaleiros-nas-palavras-do-procurador-geral-da-republica


    Em 06/01/12, 11:29

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • Com crédito farto, jovens brasileiros se endividam mais



  • As estatísticas sobre endividamento mostram que muitos jovens vão comemorar o Natal no domingo e passar os meses seguintes lutando para pagar os presentes.

    Isso porque o crédito fácil que irrigou a economia do país nos últimos anos está causando inadimplência especialmente entre os mais novos.

    Um levantamento da Associação Comercial de São Paulo mostrou que 17% dos endividados têm entre 20 e 25 anos -em 2010, eram 10%.

    "Existe uma especial ansiedade entre os jovens de consumir moda, de gastar na balada, de comprar carro. E hoje tudo isso é oferecido para eles de forma muito facilitada", diz Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e colunista da Folha.

    Por exemplo: o "Folhateen" fez um levantamento entre os grandes bancos do país e descobriu que todos têm cartões de crédito destinados ao público jovem, oferecendo limites de até R$ 1.000 sem necessidade de comprovação de renda.

    As contas universitárias oferecem ainda cheque especial, com juros de até 10% ao mês. Nesse ritmo, uma dívida não quitada de R$ 1.000 vira, em um ano, R$ 3.138 -em dois, serão R$ 9.849; em três, R$ 30.912. É o monstro dos juros compostos. Mais informações, acesse link abaixo.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/1022572-com-credito-farto-jovens-brasileiros-se-endividam-mais.shtml


    Em 06/01/12, 10:06

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

« início 1 2 3 4 última »

 

busca
recentes
Galeria de Imagens
GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

Igrejas e Capelas

Igrejas e Capelas

GaleriaMix

GaleriaMix

Pela primeira vez, o desfile cívico aconteceu na região da comunidade Tabocas

Prefeito Gustavo Medeiros fala sobre a situação encontrada na prefeitura de União

Folha de União Nº86

Folha de União Nº85