Portal de União

PESQUISA: 89% das cidades piauienses tem ocorrência de crack

 

 

O Brasil vem acompanhando, há duas semanas, através da mídia nacional, uma megaoperação policial que se realiza em São Paulo para desmontar a "cracolândia", no centro da cidade. Trata-se de uma área ocupada e dominada há anos por traficantes e usuários de drogas. É o primeiro combate cerrado da polícia às drogas na região.

A revista Veja desta semana traz uma reportagem de quatro páginas sobre a questão. Para a revista, a operação na "Cracolândia" tornou visível um flagelo que hoje assola mais de 90% das cidades brasileiras, o uso de crack. Em algumas regiões, a droga se alastra em ritmo de epidemia, estando fora de controle.

A Veja cita estudo da Confederação Nacional dos Municípios revelando que o crack já é consumido em 91% das cidades brasileiras. A pesquisa foi feita em 4.430 das 5.565 cidades do país. No Piauí, 152 municípios participaram da amostra e foi constatado o consumo da droga em 128 deles. Isto é, o percentual de cidades piauienses com ocorrência de crack chega ao alarmante percentual de 89%.

Segundo ainda a reportagem da revista Veja, somente em Teresina há 8 mil viciados na droga que perambulam pelas ruas. A capital também tem a sua "Cracolândia", situada na zona comercial da "Santa Rosa", no centro da cidade. Funciona à noite. O tráfico de drogas tomou conta da área há muito tempo e até agora não foi incomodado pela polícia.

Diante da gravidade do problema, o Piauí criou, no governo Wilson Martins, a Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Nessa área, há um trabalho ostensivo da polícia, principalmente na repressão, com a prisão de traficantes. Mas tem faltando ao poder público mais ação quanto à assistência aos dependentes químicos.

O governo não criou novos espaços para o tratamento dos doentes. Apenas dez leitos foram instalados no Hospital do Mocambinho. O que isso significa diante de uma multidão de 8 mil drogados que perambulam pelas ruas de Teresina e que aumenta a cada dia?

Fonte:

http://www.180graus.com/zozimo-tavares/pesquisa-89-das-cidades-piauienses-tem-ocorrencia-de-crack-488831.html

 

 


 

Em 16/01/12, 09:53

busca
recentes
Galeria de Imagens
GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

Igrejas e Capelas

Igrejas e Capelas

GaleriaMix

GaleriaMix

Pela primeira vez, o desfile cívico aconteceu na região da comunidade Tabocas

Prefeito Gustavo Medeiros fala sobre a situação encontrada na prefeitura de União

Folha de União Nº86

Folha de União Nº85